domingo, 15 de novembro de 2009

Nirvana


Nirvana foi uma banda de grunge fundada no ano de 1986 em Aberdeen (Washington), nos Estados Unidos da América. A sua música foi inspirada no punk rock, no rock alternativo, no Heavy Metal, e no new wave sendo chamada grunge pela imprensa e meios de comunicação da época. O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder e vocalista, Kurt Cobain. Foram considerados como a maior banda grunge da história e uma das maiores da história do rock. Sua canção mais famosa, "Smells Like Teen Spirit" está entre as 20 melhores músicas da história, além de ser considerada a segunda melhor música dos últimos 20 anos. O álbum "Nevermind" (1991) vendeu até 2009 cerca de 35 milhões de cópias e teve a melhor capa de disco da história da música, conforme pesquisa promovida pela revista eletrônica "Gigwise". O Nirvana vendeu aproximadamente 75 milhões de álbuns no mundo todo até hoje.
Com o fim do Nirvana, cada um seguiu seu caminho. Mas Krist Novoselic e Dave Grohl seguiram próximos para defender os interesses do material gravado pela banda. Deram trato final à coletânea de vídeos Live! Tonight! Sold Out! (que Kurt já vinha preparando em seu último ano de vida) e organizaram em 1996 o álbum ao vivo From the Muddy Banks of the Wishkah. No ano de 2002, os músicos também participaram da concepção da coletânea Nirvana, que reúne a faixa até então inédita "You Know You're Right" e outras de sucesso da banda.
Uma caixa de CDs e DVD com uma grande seleção de músicas raras e inéditas acabou saindo em 2004 - With the Lights Out foi organizada pela facção Novoselic-Grohl depois de anos emperrada por Courtney Love.
Sobre carreiras, Dave Grohl gravou suas composições em 1995 para um projeto solo que virou a banda Foo Fighters, em que é guitarrista e vocalista. Pat Smear se juntou a Grohl nos primeiros anos da banda e retornou recentemente para a realização de alguns shows. O Foo Fighters não toca músicas do Nirvana, com exceção de "Marigold", de autoria do próprio Grohl, que canta e toca guitarra gravada pelo Nirvana e lançada em 1993 no single de "Heart-Shaped Box".
Krist Novoselic demorou mais para sair da reclusão artística. Em 1997, lançou o álbum Sweet 75. O Sweet 75 era a dupla que Krist formara com a exótica cantora venezuelana Yva Las Vegas. Yva conseguiu a proeza de animar a festa de aniversário de Novoselic em maio de 1994, um mês depois da morte de Cobain. Mas o Sweet 75 acabou em 1998, por atritos pessoais. Krist passou a se dedicar mais a causas que envolvessem política e música. Em 2002 formou a banda Eyes Adrift, juntamente com o ex-baterista do Sublime, Bud Gaugh, e o guitarrista do Meat Puppets, Curt Kirkwood. A banda lançou um disco Eyes Adrif no mesmo ano e desintegrou-se pouco depois. Em 2004, Krist lançou o livro "Of Grunge and Government: Let's Fix this Broken Democracy!". Desde 2006, Krist voltou como baixista da banda Flipper. Realizou novas turnês com o grupo e atualmente a banda se prepara para o lançamento de um novo álbum. Em 2007, a MTV lança o DVD da série Unplugged, com as cenas do show acústico, mais cenas inéditas, cenas de ensaios e depoimentos de algumas pessoas que estiveram lá...
No meio do ano de 2009, a Activision lançou o jogo Guitar Hero 5, o qual, com a ajuda de Courtney, teve como um dos personagens Kurt Cobain. Mas logo após o lançamento, tanto Courtney, como Krist e Dave se decepcionaram, pois o personagem pode jogar em todas as músicas, cantando até músicas de Bon Jovi e dando passos de dança.

Formação final
Kurt Cobain - vocal e guitarra (1987-1994)
Krist Novoselic - baixo (1987-1994)
Dave Grohl - bateria e voz secundária (1990-1994)
Pat Smear - guitarra (1993-1994)

Discografia
Principais Álbuns

Bleach (1989)
Nevermind (1991)
Incesticide (1992)
In Utero (1993)

abaixo o clip da musica Lithium [Live. Tambem recomendo as músicas: Smells Like Teen Spirit, Come As You Are




Nenhum comentário:

Postar um comentário